A visão de que a prática de musculação está associada apenas à estética corporal é totalmente equivocada e, ainda, afirmo com muita certeza, a estética é o menor dos benefícios possíveis dessa modalidade que é frequentemente negligenciada.
Diversos estudos demonstram o poder da prática de exercícios resistidos, tal qual a musculação, na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui a redução do risco de doenças cardiovasculares, ortopédicas, gastrointestinais, além de auxiliar fortemente na redução do risco e no tratamento de distúrbios psíquicos, o que significa uma menor mortalidade por todas as causas.
E uma coisa que sempre reforço em minha consulta, tanto para pessoas sem quadros crônicos e ainda mais para aqueles portadores de doenças crônicas (obesidade, diabetes, hipertensão, osteopenia/osteoporose, dentre outras) é que caso você queira envelhecer bem, mantendo sua independência com relação a mobilidade, assegurando uma redução do risco de quadros articulares que ocasionam em dores/limitações, com menores chances de queda e fraturas, além de TALVEZ reduzir um pouco a quantidade de medicamentos de uso crônico, pratique MUSCULAÇÃO o mais cedo possível. E nunca é tarde para iniciar essa prática, já que de crianças a idosos, todos responderão bem, em maior ou menor intensidade, com relação ao desenvolvimento neuromuscular após esse início.
Pense nos movimentos básicos e necessários da vida que você conseguirá se assemelhar com a musculação e ver a sua importância. Realizar um agachamento com peso simula o simples hábito de sentar-se e levantar-se do vaso, movimentos de puxar e empurrar com carga, simula você conseguir levantar seus filhos/netos com maior facilidade ou até mesmo de sustentar seu próprio peso com as mãos após uma queda; exercícios de elevação lateral fortalecem seus ombros para que consiga carregar cargas no supermercado com menor risco de lesão, ou seja, INDEPENDÊNCIA.
E lembrando que mesmo que você não goste de forma alguma da modalidade musculação, saiba que em algum momento da vida (o quanto antes iniciar será melhor), ela terá que ser inserida na sua rotina básica. E há diversas formas de deixar essa prática mais dinâmica, ou até mesmo, praticá-la alguns dias da semana, intercalando com outras modalidades que você goste mais e que te dê prazer.
E não se esqueça, busque sempre a orientação nutricional com um NUTRICIONISTA e orientação sobre os exercícios físicos com um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA para garantir uma evolução de maior qualidade. A prática de exercícios está intimamente associada com a nutrição quando o assunto é evolução muscular, já que existem recomendações nutricionais mínimas que são essenciais e que devem ser seguidas após o início das práticas.
Agende seu horário.
Comments