top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

Seu sono pode dificultar sua perda de peso!

Atualizado: 10 de jul. de 2023



O sono de baixa qualidade é um relato extremamente comum na prática clínica e, inclusive, é com muita frequência que encaminho pacientes para que sejam avaliados por médicos especialistas em medicina do sono. E essa redução da qualidade/quantidade de sono já é demonstrada por alguns trabalhos há alguns anos, e vários fatores podem estar contribuindo com essa "pandemia" de insônia na população. O sedentarismo, a exposição excessiva a dispositivos eletrônicos, o abuso de substâncias/medicamentos que promovem excitabilidade sem as devidas orientações profissionais (energéticos e cafeína, principalmente), o estresse, a ausência de atividades de lazer e o mau controle da saúde mental, são alguns dos influenciadores e sustentadores dessa problemática.


No entanto, o que muitos não sabem ou às vezes sabem, mas não dão o devido valor, é que uma má higiene do sono pode piorar MUITO o processo de emagrecimento. Já existem trabalhos demonstrando que o sono insuficiente pode aumentar o consumo calórico diário em até 500kcal, principalmente por limitar a consciência alimentar e favorecer o aumento de escolhas alimentares ruins e hipercalóricas. O fato de você dormir mal pode ser um dos gatilhos que faz você aumentar o seu uso dos aplicativos de comida naqueles dias estressantes. E mais, uma única noite de sono mal dormida já é o suficiente para alterar hormônios que estejam relacionados com as respostas de fome/saciedade, fazendo com que você demore mais a cessar o apetite ou sinta necessidade de comer maiores volumes. Outro exemplo, é a própria sensibilidade à ação da insulina, que pode piorar um pouco com o sono insuficiente.


E com esse problema se arrastando por dias/meses/anos, você pode entrar em um círculo que dificulte ainda mais o seu processo de emagrecimento. A obesidade, por exemplo, é um fator de risco importante para uma condição chamada de Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS). E caso você apresente essa condição devido ao excesso de peso, você pode entrar em um ciclo, aumentando cada vez mais o peso e as chances de desenvolver uma síndrome metabólica, já que o sono ruim pode aumentar a pressão arterial e o excedente calórico pode favorecer a dislipidemia.


Por isso é tão importante que você busque auxílio profissional quando apresenta sobrepeso/obesidade, já que existem vários fatores que podem fazer com que sua caminhada no tratamento fique mais difícil.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page