top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

O final de semana te sabota, mas você não percebe!

Atualizado: 10 de jul. de 2023



Antes de procurar um Nutricionista, a maioria dos pacientes iniciam inúmeras estratégias mirabolantes sem a orientação adequada para atingir seus objetivos nutricionais, seja com foco em hipertrofia, emagrecimento, saúde em geral, dentre outros. E após avaliar esse comportamento de centenas de pacientes em consulta, principalmente quando o objetivo é o emagrecimento, é nítido que o fator mais relevante e SABOTADOR de resultados passa quase sempre batido e intocável: O FINAL DE SEMANA.


É comum que reduzam os carboidratos eliminando o pão, arroz e batata da dieta, como se os carboidratos tivessem um potencial maior em acarretar o ganho de peso do que outros nutrientes. É frequente a redução do consumo de frutas, além de protocolos inimagináveis de jejum com consequências negativas no estado nutricional. É rotineiro a realização de supercompensações absurdas nos exercícios, como se os treinos fossem compensar o excesso alimentar ingerido... E, no final, infelizmente os pacientes acabam ganhando ainda mais peso após algumas semanas por não conseguirem manter as estratégias e não agirem no erro.


E sabe qual o motivo desse ciclo ocorrer?


É porque o problema não é o carboidrato isolado e não tem nada a ver com o pãozinho do café da manhã ou o almoço. O problema provavelmente mora no seu final de semana, quando há o consumo de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, acompanhamentos diversos petiscos (queijos, embutidos, frituras) e ausência total de uma rotina alimentar e de exercícios. É esquecido que se você está saindo do processo de reeducação alimentar de sexta a domingo, isso representa mais de 40% da sua semana.


Então, não adianta você ter um déficit calórico diário de 500kcal de segunda a sexta-feira, se no final de semana você jogar tudo para o alto. Pense comigo, você restringe 500kcal por dia na sua dieta, eliminando cerca de 2.500kcal fazendo dieta de segunda a sexta (lembrando que 1kg de gordura é aproximadamente 7.700kcal). Se você não equilibra seu final de semana e come 1.000kcal a mais na sexta, repete isso no sábado e também domingo, você anulou tudo que fez e ainda ganhou 500kcal a mais. Então todo seu esforço foi nulo. E olha que quando eu disse acima em 3.000kcal, vários pacientes consomem até 10.000kcal a mais durante o fim de semana e, acredite, isso traz também consequências metabólicas negativas.


Portanto, não fique agindo em pontos da sua alimentação que não estão contribuindo com a ausência de resultados. Não fique focado somente nos carboidratos. Agende o seu horário para iniciar estratégias que realmente trarão benefícios na sua reeducação alimentar.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page