top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

O cabelo pode estar caindo por falta de vitaminas?

Atualizado: 10 de jul. de 2023



Acredito que uma das queixas que mais escuto em consultório e que mais traz preocupação com relação à autoestima e aflição é a alteração na saúde capilar. Muitas mulheres chegam para a consulta apresentando medo de perderem todo o cabelo, já que relatam que o chão da casa fica cheio de fios e que os travesseiros formam "perucas" diariamente. E como motivo dessa consulta, muitas me relatam que querem melhorar a dieta diária para que os cabelos fiquem mais fortes e cessem a queda, uma vez que acreditam que alguns déficits nutricionais podem estar causando essa perda dos fios.


E caso você tenha essa preocupação sobre a existência da relação entre os nutrientes do corpo e a queda capilar, saiba que é VERDADE. O seu cabelo pode SIM estar caindo por falta de vitaminas e minerais!


Algumas deficiências nutricionais favorecem, e MUITO, a queda e outras alterações nos cabelos, principalmente nas mulheres. E os nutrientes mais comuns e estudados que podem estar relacionados a essas alterações são o ferro, zinco, selênio, vitamina A, vitamina D e vitaminas do complexo B (incluindo a biotina).


Contudo, mesmo sendo nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, não é válido sair suplementando todos de forma aleatória, já que existem algumas causas que não são dependentes da nutrição, ocorrendo a possibilidade de se piorar a saúde dos cabelos quando houver excesso de nutrientes (selenose, hipervitaminose A). É muito importante o acompanhamento interdisciplinar com nutricionista e médico, para avaliar os possíveis déficits por meio de exames laboratoriais/recordatórios alimentares, histórico das alterações e através das avaliações físicas (afastando outras doenças como as tireoidopatias e as alopécias androgenética, areata, dentre outras).


E ainda, muita gente não se lembra, mas o consumo adequado de proteínas também é um dos pilares mais importantes quando o assunto é saúde capilar, já que esse nutriente muitas vezes é negligenciado e pode ser uma das causas das alterações relacionadas a queda e lentificação do crescimento. Por sua vez, é importante ressaltar o cuidado quanto a ingestão calórica do cardápio, já que a restrição excessiva de calorias por um período longo pode favorecer também alterações significativas (comum na cirurgia bariátrica, que pode ser devido a vários fatores desses descritos acima).


Sendo assim, agende seu horário para saber se seu cardápio está adequado para manter a saúde dos seus cabelos em dia. Agende também com algum dermatologista da sua confiança para investigar outras possíveis causas.

2 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page