top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

Quantas kcal queimar para perder 1kg de gordura corporal?

Atualizado: 10 de jul. de 2023



O processo de emagrecimento é extremamente complexo e inevitavelmente depende de um déficit calórico em médio e longo prazo para que os resultados sejam visíveis. E uma coisa é importante reforçar aqui: nosso organismo, em situações normais e dentro de um contexto saudável e das disponibilidades "alimentares" atuais, é extremamente econômico no quesito gasto calórico (claro que, de forma geral, alguns indivíduos podem apresentar um gasto levemente maior do que outros e terem maior dificuldade em ganhar peso por fatores genéticos e ambientais).


E você sabia que para você eliminar 1kg de gordura corporal, é necessário promover um déficit calórico de cerca de 7700kcal?


E lembrando que o gasto calórico total de uma pessoa saudável pode oscilar muito, mas em média, um homem, com 70kg e 1,70m de altura, sedentário, gasta, em média, cerca de 2.030kcal por dia. Ou seja, de forma bem grosseira e INCORRETA, seria necessário 3 dias e meio sem se alimentar para que houvesse a perda de 1kg de gordura corporal (apenas um exemplo para entendimento, já que na situação de inanição alimentar total haveria perda também de massa muscular).


Ou seja, é por isso que sempre reforço que a prática isolada de exercícios não emagrece, mas favorece o processo de emagrecimento, traz benefícios metabólicos em geral e dificulta um possível reganho de peso no futuro. Um exemplo, é que esse mesmo homem citado acima, correndo por 1 hora a 8,3km/h, gastaria cerca de 630kcal, o que é mais ou menos 1 bigmac e uma batata grande do mcdonalds que tem cerca de 1.000kcal e já seria suficiente para "anular" seu resultado.


Ou seja, a conta do "eu treino para comer muito" nunca vai bater, já que é bem improvável que você consiga compensar a ingestão alimentar com o exercício, claro, se NÃO for um atleta de alta performance.


Desta forma, procure sempre a orientação profissional para te auxiliar no processo de reeducação alimentar nos mínimos detalhes, aumentando assim, as chances de uma boa evolução.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page