top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

Diagnóstico de intolerância à frutose: e agora?



Semanalmente, recebo diversos pacientes preocupados com o diagnóstico de intolerância à frutose. Eles relatam que, devido a um teste sanguíneo positivo para essa condição, o médico ou nutricionista recomendou a retirada total das frutas de sua alimentação. Esse diagnóstico "assustador" costuma levar os pacientes ao desespero, pois imaginam que terão que restringir todas as frutas pelo resto de suas vidas, além de evitar preparações que contenham frutose das frutas ou adicionada como xarope. E se você se identifica com essa sensação de desespero, este texto é para você!


Antes de mais nada, saiba que a maioria dos pacientes que atendo em consultório, com resultado positivo no exame sanguíneo, na verdade NÃO apresenta nenhum problema com a frutose que justifique sua exclusão total. Além disso, o teste sanguíneo NÃO é considerado o padrão ouro para investigar essa intolerância alimentar (basta uma rápida pesquisa nas sociedades científicas de gastroenterologia). Esse teste, conhecido por gerar muitos resultados falso-positivos, consiste na ingestão de 50g de frutose, o equivalente ao consumo de aproximadamente 7 maçãs de uma só vez, seguido da medição da glicemia subsequente. Segundo esse teste, se o aumento da glicemia for inferior a um valor pré-estabelecido, o paciente é diagnosticado com "intolerância à frutose".


No entanto, o teste padrão ouro e mais indicado para avaliar as má-absorções alimentares NÃO é esse teste sanguíneo, mas sim o Teste do Hidrogênio Expirado para Intolerância à Frutose. Esse teste, que eu e um Gastroenterologista realizamos aqui em Goiânia, é feito da seguinte forma: no dia anterior, é preciso que o paciente siga uma dieta pobre em alimentos fermentáveis. Em seguida, é feito um teste antes da ingestão de frutose para verificar se a dieta foi de fato seguida corretamente. Após isso, o paciente ingere 25g de frutose e é instruído a assoprar no aparelho de medição de hidrogênio a cada 30 minutos, durante um período de 3 horas. Se os níveis de hidrogênio (ppm) aumentarem significativamente durante o exame, o diagnóstico de má-absorção de frutose é confirmado corretamente.


Mas por que é tão importante que o paciente tenha um diagnóstico correto?


Em primeiro lugar, porque as frutas são importantes para nossa saúde, em um contexto ideal. Em segundo lugar, a exclusão desnecessária de grupos alimentares pode ter consequências negativas para o bem-estar mental do indivíduo, uma vez que impõe várias restrições sociais. Em terceiro lugar, é muito comum que, mesmo após excluir as frutas e a frutose em geral, o paciente continue apresentando múltiplos sintomas gastrointestinais, já que o problema real não foi corrigido devido a um diagnóstico equivocado. Além do diagnóstico correto, é necessário o acompanhamento adequado. Mesmo que você apresente algum grau de má-absorção de frutose, isso não significa necessariamente que você precise excluir todas as frutas pelo resto da vida. As intolerâncias alimentares são quantitativas, ou seja, provavelmente existem quantidades individuais que você tolere. Portanto, nem todas as frutas precisarão ser excluídas; basta selecionar as mais adequadas e distribuí-las ao longo do dia.


Além disso, atualmente se fala muito sobre intolerância à frutose e lactose, mas pouco sobre outras intolerâncias alimentares existentes. É bastante comum que a intolerância alimentar do paciente não seja à frutose, mas sim à lactose, rafinose, estaquiose, polióis, entre outras. Devido à alimentação irregular, o paciente pode não compreender que se trata de outras intolerâncias e acaba excluindo desnecessariamente grupos alimentares que não são o real problema.


Portanto, se você recebeu um diagnóstico de intolerância à frutose com base no exame sanguíneo, que tal verificar com seu médico a possibilidade de realizar o teste do hidrogênio expirado (padrão ouro) e iniciar também o acompanhamento com um nutricionista? O investimento para obter um diagnóstico correto é essencial e importante para melhorar sua qualidade de vida.

Kommentare


bottom of page