top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

Meus músculos não doem mais depois do treino! É normal?

Atualizado: 10 de jul. de 2023



Meus músculos não doem mais após o treino. E agora?


Saiba que, ao contrário do que é muito promovido por aí, o fato de você sentir ou não a dor muscular tardia (dor algumas horas após o treino) não é algo determinante para os seus resultados. Inclusive, você pode sentir muita dor muscular tardia durante vários dias pós-treinamento e mesmo assim ter resultados péssimos, assim como pode não sentir nada e evoluir positivamente.


Hoje sabemos que as respostas de hipertrofia dependem das "microlesões" musculares ocasionadas pelos movimentos de contração muscular com carga, também conhecidos como exercícios resistidos, e do reparo posterior durante o descanso. Além disso, a prática de exercícios gera respostas metabólicas no corpo, estimulando a síntese proteica muscular por meio de substâncias como as citocinas. No entanto, nem sempre essas respostas resultam em sensações de dor ou desconforto muscular.


É comum que, ao trocarmos o programa de treinamento, aquela dor muscular retorne e persista por alguns dias. No entanto, o fato de você se "habituar" com o desconforto e até mesmo parar de senti-lo após seguir o treinamento por alguns dias seguidos não significa que seu treino esteja ruim ou precise ser substituído. Nosso organismo é capaz de evoluir e aumentar nossos limiares de tolerância, o que é um ponto positivo e um dos motivos do desenvolvimento humano.


Seguindo essa linha de raciocínio, é importante desconstruir a ideia propagada nas redes sociais de que "no pain no gain" (sem dor, sem ganho) é uma verdade absoluta. Não é necessário sentir dor para evoluir. No entanto, isso não deve ser utilizado como desculpa para evitar esforços no treino ou para não aumentar a intensidade e resistência na modalidade praticada. Nem sempre um treino de alta qualidade precisará gerar aquela dor muscular tardia.


Para obter orientações mais específicas, busque sempre o auxílio de um Profissional de Educação Física!


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page