Nas consultas em consultório, a maioria dos pacientes que relatam ter gases ao consumir alimentos com farinha trigo (pão, bolo, biscoitos, dentre outros), acreditam que o problema está diretamente ligado ao GLÚTEN devido a alguma sensibilidade ou intolerância. E essa crença acontece devido a uma disseminação desenfreada de informações ERRADAS de que o glúten seria um grande vilão para a saúde e/ou então um alimento problemático para TODOS.
Mas, e se eu te disser que provavelmente essa piora nos seus sintomas de gases não está relacionado ao glúten (proteína), mas sim em outros carboidratos fermentáveis presentes no trigo? Essa é uma informação que pode causar um certo espanto para alguns pacientes, já que uma boa parcela dos que apresentam sintomas gastrointinais buscam por muitas informações na INTERNET e acabam sendo bombardeados por desinformações. E isso é tão frequente, que vários pacientes relatam que mesmo retirando o trigo da dieta, os sintomas persistem.
E para explicar melhor os sintomas que podem surgir após o consumo do trigo, saiba que esse cereal possui uma quantidade considerável de um grupo de carboidratos conhecidos como FRUTANOS, que podem ser os causadores dos gases e distensão abdominal. Os frutanos são carboidratos fermentáveis, resistentes à digestão e que, quando são ingeridos, são fermentados pelas bactérias presentes em todo o trato digestivo, produzindo assim os gases e resultando na distensão abdominal e outros sintomas.
E isso não significa que os carboidratos fermentáveis presentes no pão ou outras preparações com trigo sejam ruins para à saúde de forma generalizada, mas sim que alguns indivíduos apresentam uma certa intolerância e são mais susceptíveis/sensíveis ao efeito fermentativo desses alimentos. E os efeitos são mais perceptíveis ainda nos pacientes com diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável e/ou então Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado.
O grande ponto que deve ser considerado aos pacientes com intolerâncias alimentares, é que as pessoas parem de acreditar que tudo acontece devido ao glúten e de alguns FODMAPs (carboidratos fermentáveis) mais comuns, que são a lactose e a frutose. A intolerância à lactose é sim a mais comum de todas, no entanto, há uma gama de outras intolerâncias alimentares possíveis e bem comuns na prática clínica que precisam ser investigadas, como: intolerância aos polióis, a rafinose, estaquiose, dentre outras.
Caso você tenha sintomas gastrointestinais, agende seu horário para avaliação do quadro e tratamento dietoterápico.
Comentários