top of page
Buscar
  • Foto do escritorRodrigo Lamonier

Arroz integral faz muita diferença no emagrecimento?

Atualizado: 10 de jul. de 2023



Você provavelmente já deve ter sido orientado (a) a substituir o arroz branco da sua dieta pelo arroz integral e, inclusive, essa orientação é acompanhada da afirmação de que essa troca é altamente eficaz para você conseguir emagrecer.


Mas, será que essa orientação é válida e o arroz integral, consumido em quantidades semelhantes ao branco, é mesmo capaz de favorecer o emagrecimento?


A resposta é: NÃO! Com relação a quantidade de CALORIAS por porção, substituir o arroz branco pelo arroz integral NÃO faz muita diferença no processo de emagrecimento, já que ambos os tipos possuem cerca de 120-130kcal a cada 100g. Ou seja, a densidade calórica é semelhante e se o consumo do arroz integral não proporcionar melhores respostas nas suas escolhas alimentares ao longo do dia, é bem provável que os resultados de emagrecimento não mudem muito.


Contudo, é importante ressaltar que o arroz integral tem uma característica nutricional superior ao arroz branco, apresentando uma maior quantidade de fibras, minerais e vitaminas por porção ingerida. Ou seja, ele pode ter um efeito superior, quando comparado ao branco, nos quesitos de controle glicêmico do paciente ("níveis de açúcar no sangue"), perfil lipídico (colesterol, triglicérides), regularização do funcionamento intestinal e na percepção de saciedade do indivíduo (menor consumo e maior sensação de saciedade).


E devido a esses possíveis efeitos, ele pode sim ser um coadjuvante no processo de emagrecimento. Mas o mais importante é o seu efeito frente ao quadro metabólico do paciente como um todo, podendo melhorar alguns parâmetros que estão associados com maior mortalidade (perfil lipídico/glicêmico). E se consumir o arroz integral como substituto ao branco te proporciona maior saciedade ao longo do dia, é possível que você melhore suas escolhas alimentares e diminua o consumo calórico total diário, consequentemente, perdendo mais peso em médio/longo prazo.


Sendo assim, vale muito a pena inserir o arroz integral no seu cardápio, pelo menos alguns dias da semana, principalmente se você possui uma baixa ingestão de fibras ao longo do dia.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page